Mercado de Carros Elétricos Cresce na UE, Mas Tesla Perde Terreno

O mercado de veículos elétricos segue em expansão na União Europeia, mas a Tesla enfrenta uma queda significativa em suas vendas na região. Em janeiro, as novas matrículas da montadora americana caíram pela metade, totalizando apenas 7.517 unidades, conforme relatado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea), em Bruxelas.
Enquanto isso, o grupo Volkswagen manteve sua posição de liderança no mercado europeu, registrando um crescimento de quase 6% nas novas matrículas, chegando a aproximadamente 230.000 veículos. No entanto, sua subsidiária Porsche teve um desempenho inferior, com menos registros de novos veículos.
As montadoras Stellantis e Renault ocuparam a segunda e terceira posição no ranking de vendas na UE. Já o grupo BMW teve uma ligeira queda de cerca de 1% nas novas matrículas em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a Mercedes-Benz viu uma redução mais expressiva, de aproximadamente 6%.
Mercado Automotivo Inicia o Ano com Cautela
De maneira geral, o setor automotivo europeu teve um início de ano mais tímido. Em janeiro, foram registrados 831.201 novos carros de passeio, o que representa uma queda de 2,6% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, os veículos elétricos tiveram um avanço expressivo. No ano passado, diversas nações europeias encerraram ou reduziram incentivos para a compra desses carros, o que havia provocado uma queda nas vendas. Agora, o segmento recupera fôlego.
O número de novas matrículas de veículos 100% elétricos, movidos exclusivamente a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles), aumentou em um terço, atingindo 124.341 unidades. O crescimento foi mais notável em países como Alemanha, Bélgica e Holanda.
Já os híbridos plug-in, que combinam motor elétrico e combustão e podem ser recarregados na tomada, tiveram uma leve redução na demanda em relação ao ano anterior. No entanto, os híbridos convencionais não recarregáveis registraram um aumento de mais de 18%, chegando a 290.014 unidades. Nessa categoria, estão incluídos tanto modelos com motor elétrico totalmente funcional quanto os chamados “mild hybrids”, que possuem um pequeno motor elétrico auxiliar para reduzir o consumo de combustível.
A Tesla, que antes liderava o segmento de elétricos, agora enfrenta uma concorrência cada vez mais forte de montadoras europeias e asiáticas, que ampliam sua oferta de veículos elétricos. Com esse cenário, o mercado automotivo da União Europeia segue em transformação, com mudanças significativas no equilíbrio de forças entre as principais fabricantes.