Fazer um trade de sucesso não é algo simples.

Realizar um trade envolve uma série de questões para o Trader e mergulhar no mercado financeiro é como nadar com tubarões. Diariamente.

>> O que é um Trader e como ele trabalha

No entanto, é possível ter uma postura que te torne mais vencedor do que perdedor.

Abaixo, uma lista com 10 dicas para fazer um trade de sucesso.

1. Foque em seu plano de negociação

Um plano de negociação estabelece diretrizes básicas dos motivos de você estar entrando em determinada posição de trade, onde espera sair e onde precisa sair se tudo der errado. É fácil perder o foco e esquecer os motivos de ter entrado em determinado negócio. Fique atento.

Isto é disciplina e gerenciamento de riscos.

>> O que é Renda Variável? Entenda mais sobre o assunto

2. Analise seu próprio estilo de negociação e tipo de trade

Saiba qual seu estilo de negociação e seu desempenho. Todo trader passa por períodos bons e ruins. Saiba identificar em quê ciclo você esta.

Isto permitirá ajustar sua estratégia de acordo com seu período. Diminuindo ou aumentando posições, eliminando riscos e avançando quando oportunidades aparecerem.

3. Reconheça e observe suas emoções

Ao iniciar um dia, antes de qualquer coisa se pergunte: como estão minhas emoções hoje? Estou bem para trabalhar?

Você precisa saber se sua cabeça esta bem e se algo interno, de foro íntimo, podem afetar sua tomada de decisão. Se você esta perdendo muito dinheiro ultimamente, é possível que algum problema pessoal esteja afetando negativamente seus resultados?

>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona

Além disso, o exercício e a alimentação saudável atuam como facilitador de uma mentalidade positiva forte.

4. Não tenha medo de dar um passo atrás

Se o seu desempenho esta sendo ruim de forma constante, pare. Dê um passo para traz e reavalie sua postura profissional e emocional.

Isto quebra um ritmo ruim para tentar estabelecer um ritmo novo. Idealmente, melhor.

Além disso, afastar o olhar para ter uma visão mais ampla é uma atitude esperta neste mercado.

Ser capaz de ficar neutro, fechar as telas e se afastar da negociação é uma dica de negociação muito importante para aqueles que estão passando por maus períodos.

5. Pesquise novos negócios, estratégias e mercados

Isto será bom para você a longo prazo. Assim você consegue se adaptar e ter um segundo plano. Isto porque nenhum negócio permanece o mesmo e nenhuma estratégia funciona para sempre.

A única constante na negociação é a mudança. É preciso ter algumas cartas na manga em meio a mudanças.

Pense a longo prazo e tenha algumas estratégias de negociação no dia-a-dia que estão prontas para entrar em ação quando forem mais necessárias.

6. Estude, sempre

Leia livros de estratégias e mercado financeiro, faça cursos, se atualize e pesquise. Se manter em constante aprendizado é importante e te dará mais ferramentas para saber se virar em situações diferentes.

Lendo livros de outros traders, você será capaz de ver como os grandes traders começaram e aprender como eles fizeram. Você terá insights de onde eles ganharam muito dinheiro, sua psicologia e estratégia de negociação e como eles cresceram.

7. Estabeleça metas e revise seus resultados

Defina metas de curto, médio e longo prazo. Reveja seus objetivos regularmente e os ajuste quando necessário. Se você esta indo muito bem, pode querer rever suas metas e aumentá-las. Se esta indo mal, pode querer sentar e avaliar a situação para não perder mais.

Saber se há um desempenho alto ou baixo é importante para alinhar expectativas e rever atitudes.

8. Tenha um plano pronto para cisnes negros

Cisnes negros ou Black Swans são eventos que acontecem sem que ninguém os veja chegando. Como eleições com resultados inesperados, tragédias como Mariana, Brumadinho e até mesmo escândalos ou decisões políticas inesperadas.

Estes eventos costumam acontecer sem que esperemos. É importante ter planos de ações para este tipo de episódio. Se estiver posicionado, se estiver fora do mercado…saiba o que fazer nestas situações para agir rapidamente em meio ao furacão.

Existem cisnes negros para todos os setores, junto com o mercado em geral.

9. Colabore com os outros

Compartilhe ideias de negócios e sucesso com outros amigos investidores. Há espaço para todos e você pode colher muitos insights de uma conversa sem pretensão. Se houver pessoas interessadas em aprender ou falar sobre o mercado financeiro, converse com elas. Veja perspectivas diferentes das suas para ter novas ideias.

10. Não se apaixone pelo estresse

Se você assumir que seu trabalho é estresse e pressão, vai morrer antes de fazer um milhão.

Não pegue para si a pressão e o estresse do mercado, desapegue. Se este tipo de trabalho esta te estressando mais do que te dando satisfação, talvez seja importante avaliar se este trabalho é para você.

Você precisa saber que se o dia foi ruim e isto te causou algumas emoções negativas, elas não podem ficar com você por muito tempo. Deixe-as de lado assim que o mercado fecha e não se apaixone por elas.

Se você não está se divertindo como um trader, você precisa fazer uma análise séria e profunda.

Se pergunte se o day trading é a carreira que você quer seguir. No entanto, se apesar das dificuldades você se sente feliz e satisfeito com o que faz, então vá em frente! Agarre o mercado pelos chifres e pule em linha reta.