Muitos acreditam que ser um Trader é trabalhar de forma fácil e ganhando muito dinheiro diariamente.

De fato, a visão sobre quem é e o que faz o Trader gira em torno de muita ilusão sobre rios de dinheiro entrando diariamente na conta. Isto também acontece com a Bolsa de Valores. As pessoas acreditam ser uma forma de ganhar dinheiro rápido e fácil.

Tudo isto não passa de mitos e uma perspectiva distorcida da realidade da área.

>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona

O que é um Trader?

O trader é um profissional que atua no mercado de ações em busca das melhores oportunidades de negociações afim de gerar lucro.

Para isto, ele precisa ter conhecimento especializado para fazer negociações na bolsa de valores. Este conhecimento, aplicado em estratégias de posicionamento na bolsa através da volatilidade dos ativos financeiros gera ganhos financeiros com risco.

O trader assume um risco financeiro em todo momento que decide se posicionar através de uma estratégia financeira em uma ação. Assim, ele registra um ganho ou perda.

O trader pode atuar como contratado de uma empresa ou para si mesmo.

A atuação acontece através de uma plataforma online chamada Home Broker, onde hoje em dia, qualquer um que conheça o funcionamento da BM&FBOVESPA pode começar a investir com alguns reais.

>> Bovespa

Características de um trader

É preciso saber entender o mercado e tentar antever seu comportamento. Entender sobre investimentos e pensar rápido para se adaptar rapidamente as mudanças.

É preciso ser atento, observador e estudar bastante. Entender e fazer análises de gráficos consistentes e aprender sobre MACD, Convergência x Divergência, Tendências, Candles e muitas outras nomenclaturas e técnicas da área.

Saber monitorar riscos e posições, estimar demonstrativos de lucros e perdas, calcular riscos, pesquisar cotações em dias de negociação e todas as atividades que envolvem a tomada de decisão em uma posição de compra ou venda.

Resumindo: não é tão simples como parece e muito menos fácil.

Esqueça a imagem de um profissional que atua na bolsa de valores fazendo isto da praia em meio a distrações.

É preciso estar focado, atento e tentar prever mudanças. Além disto, ter um certo feeling que ajuda muito na tomada de decisão.

No fim do dia, o profissional geralmente fica emocionalmente e fisicamente esgotado.

Há dias bons e ruins. Há dias em quê nada acontece. É preciso saber lidar com questões técnicas e financeiras.

Ter entendimento sobre economia e finanças e uma visão global sobre o que esta acontecendo no micro e macro ambiente político e econômico.

Além disso, há um fator psicológico envolvido que conta muito. É preciso ter equilíbrio emocional. Muito. Cuidar da cabeça para o Trader é tão importante quanto aprender técnicas.

Tipos de Traders

É possível ser um trader que opera a longo e curto prazo.

Day traders e scalpers

Não ficam posicionados em ações de um dia para o outro. Encerram suas estratégias dentro do período de funcionamento da bolsa de valores e pensam no gráfico intra-diário.

Swing traders

Adquire ativos e fica posicionado por mais de 24h. Faz menos trades que o day trader. Surfa em tendências de mercado de um ou mais dias.

Position Trader

Este investidor é conservador e compra ações para mantê-las por semanas. meses ou até anos. Esta atento a perspectivas de longo prazo e geralmente ganha dinheiro com o pagamento de dividendos da empresa e não com a compra ou venda especulativa de seus papéis.

Como se tornar um trader?

O trabalho é impulsionado por três fatores: informação, interpretação e know-how técnico.

A interpretação do mercado é subjetiva, no entanto, se cercar de técnica e informação para tomá-la diminuirá as chances de erro.

Cursos relacionados:

  • Cursos de graduação (base) em economia, matemática, finanças, negócios, gestão de mercados e muitos outros que forneçam um visão ampla sobre o mercado. Mas claro, um profissional de outra área tem total possibilidade de se tornar um Trader.
  • Cursos de especialização na área financeira e econômica.
  • Cursos técnicos sobre o mercado de ações e investimentos para profissionais.
  • Cursos livres e estruturados de profissionais que já atuam na área

Tipos de Traders

1. Autônomo

Opera com recursos próprios e apenas para si mesmo, pode ou não ter formação de base acadêmica, mas para ter sucesso é preciso muito estudo e disciplina.

2. Institucionais

São contratados e seguem estratégias definidas pela empresa. Atuam em bancos, corretoras, seguradoras e áreas financeiras.

3. Broker

Executam ordens de clientes e empresas e não criam estratégias.

4. Sales Trader

Mantêm um relacionamento próximo comercial com o cliente e oferece oportunidades para execução de operações de compra e venda do cliente.

Como ser trader profissional e trabalhar em uma mesa de operações?

É preciso ter formação de base acadêmica em economia, administração ou finanças.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN) é preciso que o profissional comprove conhecimento mínimo sobre o mercado.

ANBIMA é o principal órgão certificador e que requisita provas para fornecer certificações profissionais na área.

Perspectivas da área

O trader que se formou em áreas econômicas e financeiras, com habilidades adquiridas academicamente não é mais o único profissional neste mercado.

Com fácil acesso as plataformas de negociações e acesso a internet, surge um novo tipo de trader.

Mais distante do modelo padrão que atuava no mercado financeiro a muitos anos atrás. Este novo profissional é altamente disciplinado e tecnicamente orientado. Entusiasta e assertivo.

E mais: nem sempre aprendeu a atuar academicamente ou em um treinamento de banco, mas através de cursos de especialização, cursos técnicos e livres.