Para quem tem uma tolerância maior ao risco, a renda variável pode ser uma opção vantajosa.

A renda variável pode ser uma oportunidade para maximizar as economias.
Os títulos de renda variável são um tipo de investimento sem garantia de que haverá retorno no dinheiro investido. No entanto, os ganhos podem ser expressivos se, comparados aos investimentos que não representam riscos.

O potencial de retorno financeiro, apesar de poder se estimado, não é totalmente conhecido de forma antecipada. O retorno pode ser negativo ou positivo, não há garantias.

Na verdade, o retorno financeiro da renda variável depende de uma série de fatores. Desde o crescimento da empresa e situação econômica ao qual o investimento foi feito até o comportamento do mercado financeiro e situação política atual de um país.

Ações de empresas são um bom exemplo de investimento em renda variável.

Quando você, sendo um investidor, compra ações de uma determinada empresa, você esta fazendo um investimento em renda variável.

Fique atento aos seus investimentos: algumas ações lhe dão o direito de receber dividendos.

Isto significa que se a empresa obtiver lucros durante um determinado exercício fiscal, ela distribui alguns destes ganhos para seus acionistas na forma de dividendos.

A longo prazo, a renda variável pode ser um ativo que supera a inflação. Isto porque o crescimento econômico de um país favorece os potenciais retornos dos títulos.

No entanto, a volatilidade do mercado pode afetar o desempenho da renda variável no curto e médio prazo.

Como investir em renda variável?

Há investidores que costumam negociar na bolsa de valores através de corretoras. As corretoras serão responsáveis por executar as ordens de compra e venda de ações.

>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona

Eles tratam seus negócios financeiros e investimentos diretamente e com maior proximidade das corretoras.

Este serviço possui um custo de operação. Obviamente que o critério do investimento será de responsabilidade do investidor.

É possível também, investir através do banco onde você possui uma conta. Os fundos de investimento são uma opção para ter acesso ao mercado de renda variável.

Os fundos de investimento reúnem através do banco contribuições de um grande número de investidores.

As pessoas que colocam suas economias em um fundo de investimento esperam obter retorno sobre o investimento, além de buscar segurança, liquidez e gestão profissional para investir.

Isto significa que se você não tem experiência no mercado financeiro e nem no funcionamento da bolsa de valores, é preferível investir através de um banco ou de um consultor financeiro profissional. Eles poderão oferecer soluções de investimentos de acordo com seu perfil e objetivos.

É importante sempre ter em mente que os investimentos de renda variável podem estar sujeitos a grandes variações nos mercados e estão expostos a um risco maior.

Uma das vantagens quando se aplica diretamente através de uma corretora, é poder ter um investimento convertido em dinheiro mais rapidamente.

4 dicas para iniciar seu investimento em renda variável: