É no mercado de ações que os investidores se conectam na compra e venda de ações.

Como o próprio nome diz, no mercado de ações, os negócios são feitos principalmente entre ações de propriedade de uma empresa.

>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona

O que é o mercado de ações?

No Brasil, o termo se refere principalmente aos índices do mercado de ações como o IBOV. Os índices IBOV incluem uma seção do mercado e seu desempenho. Os índices representam de forma geral, todo o mercado.

Nos noticiários você poderá ver informações sobre a queda ou a alta do mercado de ações. Como foi seu fechamento ou sua abertura.

É com esta movimentação que os investidores esperam ter lucro. Quando fala-se em lucro, isto não significa necessariamente, que é preciso que os índices estejam em alta. É possível lucrar tanto na alta quanto na queda dos índices.

Como funciona o mercado de ações?

Existe uma rede de bolsa de valores onde o mercado de ações funciona. Aqui no Brasil é a BOVESPA, mas você pode ouvir falar da Bolsa de Nova York e da Nasdaq.

Na bolsa de valores, os compradores negociam e fazem negócios. Os investidores compram e vendem ações entre si e a bolsa acompanha e administra a oferta e demanda de cada ação.

A lei da oferta e demanda é o que determina o valor de cada título ou os níveis de preço que os investidores estão dispostos a comprar ou vender.

A maioria dos cálculos é feita através de algoritmos de computador.

Spread bid-ask

É a diferença de preço entre o que os compradores oferecem (lance) e o preço que os vendedores pedem. A negociação ocorre quando um comprador aumenta seu preço ou um vendedor diminui o seu. E vice-versa.

Historicamente, este tipo de negociação ocorria em um mercado físico. Ao longo dos anos, o mercado evoluiu e agora este tipo de negócio ocorre em plataformas online de forma direta pelo investidor em sua corretora ou através de um corretor de ações.

Os preços das ações em geral, se movem em conjunto por causa de notícias, eventos políticos, relatórios econômicos e outros fatores.

Como investir no mercado de ações?

Atualmente é possível começar a investir com valores menores e a bolsa de valores é acessível para qualquer pessoa que tenha uma conta em uma corretora e entenda o mínimo sobre investimentos financeiros e sua funcionalidade.

Para quem não tem familiaridade, investir através do banco ou através de uma corretora com um corretor online, que atua como intermediário entre você e a bolsa de valores, pode ser uma opção mais segura no que se refere a tomada de decisões e conhecimento da plataforma.