Ser um investidor pode ser confundido com ser um jogador e contar com a sorte no mercado de ações.

No entanto, um investidor considera os riscos que assume em seus investimentos diariamente. Pensar e analisar o quanto se pode ou não ganhar é uma tarefa básica para investidores iniciantes e experientes.

>> Mercado de Ações: o que é e como funciona

Esta é a grande diferença entre contar com a sorte sendo apenas um jogador especulando e investir sabiamente.

Quando o viés comportamental da especulação pura e simples é diminuído ou excluído, o risco é mitigado.

>> O que é um Trader e como ele trabalha

Investir sabiamente também é ter uma visão de longo prazo nos resultados de seu portfólio. Isto te dará respiro para lidar com perdas temporárias e não ficar a mercê da sorte.

Idealmente é preciso ter um plano ou estratégia para investir.

Isto porque colocar seu dinheiro no mercado sem nenhum planejamento estratégico, análise de risco, alocação de ativos ou planejamento de curto e longo prazo te deixará sem proteção contra riscos.

>> Trade: 10 dicas para fazer negócios de sucesso

Sem estratégia não há investimento.

E a especulação pode ser apaixonante para as pessoas que entram no mercado de ações pela adrenalina do jogo e com uma perspectiva totalmente emocional.

Ser um investidor, significa colocar seu dinheiro no mercado com um propósito e estratégia bem definidos, levando em consideração seu valor de investimento e seus objetivos financeiros.

 O que não fazer como investidor:

  1. Ouvir dicas e adivinhar o que poderá acontecer baseado em notícias na TV, rádio ou online.
  2. Ficar emocionalmente conectado ao seu portfólio: isto significa tomar decisões baseadas no medo ou na ganância.
  3. Usar esquemas de enriquecimento rápido como ter um olhar apenas para o curto prazo e esperar um grande retorno financeiro (ainda mais porque são poucos os sortudos que se beneficiam com este tipo de comportamento, a maioria das pessoas se beneficiam mais com estratégias de crescimento estável e ao longo de anos).
  4. Você quer “vencer” o mercado apostando em ações que “acha” estar com preços imprecisos e apostar nas perdas ou ganhos destas ações para ter lucro.

>> O que é Renda Variável? Entenda mais sobre o assunto

Jogue se quiser, mas não aposte sua casa

Se você sabe que esta jogando e especulando, e ainda, estiver no caminho de atingir suas metas, não use 90 a 95% do seu dinheiro. Use 5 a 10% que estão sobrando. E claro, tenha em mente que isto é mais uma aposta do que um investimento. A aloção do dinheiro feita de forma inteligente, também é uma estratégia.