Home Broker é uma plataforma de negociação.

Uma plataforma de negociação ou Home Broker, é a linha direta de transferência de ordens de negociação e informações de back office entre a corretora de investimentos e seus clientes. Nesta plataforma é possível abrir, fechar e gerenciar posições de mercado através de um intermediário financeiro, no caso, uma corretora de valores.

>> Mercado de Ações: o que é e como funciona

O home broker, é oferecido para pelas corretoras para seus investidores de forma gratuita ou paga. Depende da corretora.

Por exemplo, o Home Broker da corretora XP Investimentos está incluso nas taxas e corretagens da conta. Não se paga, especificamente, por ele.

>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona

E exatamente por isso, geralmente, o Home Broker vem acompanhado de outros recursos como cotações em tempo real, ferramentas de gráficos, feed de notícias e até mesmo pesquisas de alto nível.

O Home Broker costuma ser amplamente customizável para mercados específicos. É possível configurar para privilegiar o acompanhamento de mercados específicos como ações, moedas, opções ou mercados futuros.

>> Trade: 10 dicas para fazer negócios de sucesso

Funcionalidades:
  • Ver cotações em tempo real
  • Comprar e vender ações, moedas, opções ou mercados futuros
  • Acompanhar pedidos de ordens
  • Visualizar dados administrativos (back office)

Como escolher uma plataforma de negociação ideal?

É preciso considerar as taxas envolvidas e os recursos disponíveis que irão te permitir uma tomada de decisão assertiva em seu trabalho.

Também é preciso considerar a reputação da plataforma a ser contratada antes de se comprometer com uma plataforma específica.

Traders podem usar uma variedade de diferentes plataformas de negociação. Tudo irá depender de seu estilo de negociação e volume.

Quais são as melhores plataformas de negociação?

Entre os Home Brokers, o da XP Investimentos oferece uma boa estabilidade e velocidade nas ordens. O Home Broker da Clear Corretora é bom em termos de design e usabilidade, porém deixa a deseja na estabilidade e velocidade.

Outra possibilidade de plataforma de negociação são ferramentas de análise gráfica capazes de executar o roteamento de ordens direto com a corretora. Para isso é necessário um nível de conhecimento mais avançado.

>> Ser investidor não tem nada a ver com contar com a sorte

A plataforma mais popular por ser gratuita e por permitir programação de robôs é o MetaTrader.

O MetaTrader é uma plataforma de negociação que interage com muitas corretoras diferentes. Usa a linguagem de script MQL que é muito útil para quem deseja automatizar suas negociações.

Por outro lado, para quem esta disposto a desembolsar por volta de R$ 300,00 mensais, a plataforma Nelógica ProftChart Pro é sem dúvida alguma, uma das mais completas e estáveis.