“A corretora Empiricus é confiável?” Alguns amigos me perguntaram sobre a “Empiricus Corretora”.

Em um outro artigo falei sobre corretoras e as que uso atualmente. Então não posso falar sobre a confiabilidade de uma empresa que nunca utilizei como a “Empiricus Corretora”.

>> Corretoras de Valores: as melhores para investir

Primeiro, vamos esclarecer: a Empiricus não é uma corretora de valores. Pelo menos por enquanto. É uma casa de análises e relatórios.

Posso falar sobre o motivo de nunca ter utilizado ou cogitado a “Empiricus Corretora”. Na verdade, corrigindo: nunca ter assinado suas análises e relatórios.

Eu sou publicitária por formação e de marketing e estratégias de marketing eu mais que entendo. Eu vivo isto a mais de 12 anos. Então, explanarei sobre a estratégia de marketing agressivo da Empiricus.

Investir na Bolsa de Valores é investir em renda variável. E isto significa que os ganhos não podem ser prometidos antes deles acontecerem, de fato. O que temos são possibilidades de ganhos através da análise de gráficos, análise de fundamentos e uma série de outros fatores que nos levam a uma tomada de decisão. Em tudo isto há risco.

>> O que é Renda Variável? Entenda mais sobre o assunto

E quando uma estratégia de marketing é agressiva a ponto de insinuar que seus ganhos serão de x% até xxxxx%, é preciso desconfiar.

O maior mito sobre a Bolsa de Valores é o de que é possível ficar rico de um dia para o outro. Que se ganha muito dinheiro investindo em ações.

Obviamente que não é preciso muito dinheiro para começar, mas este não deve ser todo o seu dinheiro. E claro que é possível ter um ganho expressivo, mas isto com acompanhamento profissional e nunca há garantias. Pode ser que um dia você perca.

>> O que é um Trader e como ele trabalha

E quando existe um mito sobre um determinado assunto por falta de conhecimento sobre como ele realmente funciona, usar uma estratégia de marketing para fortalecer estas crenças com o único objetivo de vender, não me parece honesto e não é uma estratégia que me agrada como profissional da área.

A publicidade e propaganda, deveria ser usada para agregar conhecimento as pessoas e, obviamente, falar a verdade. A maioria das pessoas que trabalham na área infelizmente não vêem a publicidade como um agente transformador capaz de educar a população e vender ao mesmo tempo. Apesar de achar esta limitação de visão decepcionante, é o caminho que muitos escolhem. E é um caminho.

A Empiricus usa estratégias de marketing agressivo para ganhar, justamente, a fé das pessoas pelo desejo de mudar situações de forma rápida e ganhando muito. Ela vende promessas e resultados, um caminho bastante arriscado.

O caminho que ela segue no marketing chega “próximo” a definição de propaganda enganosa.

>Ser investidor não tem nada a ver com contar com a sorte

É como: emagreça comendo muito e sem esforço.

E todo mundo sabe o efeito sanfona destas estratégias de emagrecimento, certo?

Alguns analistas da Empiricus já foram, inclusive, suspensos pela CVM e outros já deixaram a empresa. (Fonte: Uol)

Este tipo de estratégia de marketing vende atalhos e soluções prontas para questões que não são lineares. Observando o mercado de ações você verá que de linear, ali não tem nada.

>> Mercado de Ações: o que é e como funciona

Qualquer um pode te prometer ganhos expressivos. Acredita quem quer. O talento humano para se deixar enganar por promessas que facilitem a vida não tem fim. E para acreditar que ganhar dinheiro é fácil, maior ainda.

Este modelo de marketing que a Empiricus utiliza não me atrai como consumidora e muito menos como profissional. Ter os pés no chão e não se deixar deslumbrar por promessas de ganhos na Bolsa de Valores é essencial para qualquer um que queira começar a investir.

>> Corretoras de Valores: as melhores para investir

O caso da Bettina, que ganhou um milhão aos 22 anos investindo R$ 1.500 não conta toda a história de um processo árduo e até privilegiado.

Como mulher, me empolgo em ver outras mulheres bem sucedidas e parabéns para ela. Como profissional de comunicação, me entristeço em saber que nem toda a história é contada e a propaganda é usada para fortalecer mitos que fazem muitas pessoas que dependem daquele dinheiro, perder tudo.

E quando uma empresa utiliza este tipo de estratégia agressiva, mirabolante, cheias de resultados em algo que não é possível prometer nada, é claro: eu desconfio.

Não obstante, o trabalho de análise da Empiricus é considerado pelo mercado como consistente e de qualidade. A questão a ser discutida é como ele deve ser utilizado e como ele deveria ser vendido.